quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Familia, Pressão Vestibular- Soluções Intercâmbio- To Bike is Green

Caso ou compro uma bicicleta?
Não é fácil, resistir a imposição da família em manter notas altas, encarar a maratona do cursinho e provas do vestibular sem se sentir preparado para encarar toda a responsabilidade que esta por vir.
Quando perguntas sem respostas fazem piruetas na cabeça, tipo...Que curso escolher? Qual faculdade atender? Seguir o caminho da paixão ou da remuneração? Em fim, Caso ou compro uma bicicleta? Uma rotina enlouquecedora é a preparação para o vestibular, parece com os preparativos de uma festa de casamento, -só que sem esperanças de lua de mel, claro! Viajar, so depois da conclusão do curso. Vestibular poder ser um símbolo do matrimonio profissional, de fato nem todo mundo esta preparado para enfrentar-lo. O vestibular não é somente uma selecção difícil, mas marca um período importante na vida academica do estudante. Entre a fase jovem e adulta, a fase de maturidade é para a maioria o primeiro marco da carreira profissional. Mas quantos estudantes estão certos de que o curso escolhido, seja ele; direito, medicina, psicologia, marketing entre tantos outros, realmente é o que ele quer fazer para toda a vida? Na maioria das vezes a família acaba contribuindo para o aumento da pressão emocional. Quando o papel principal da família e justamente o oposto, é estar ali para dar o suporte emocional para o estudante quando ele mais precisa.
Nesta hora é que o Intercâmbio surge como uma possível solução. Uma viagem é uma boa forma de é esfriar a cabeça e amadurecer ao mesmo tempo. Inclusive o Intercâmbio ou viajar para o exterior, é uma estratégia muito usada por estudantes Europeus, que tem como pratica cultural viajar, expandir o conhecimento, buscando o amadurecimento antes de fazer um compromisso serio.
A família deve dar suporte emocional ao estudante no processo de seleção de carreira, o vestibular não é a única solução para o êxito profissional, tão pouco é o "caminho a verdade e a vida". Se o estudante não se sente pronto para fazer esta seria decisão com relação a faculdade ou curso que deseja cursar, estes sentimentos devem ser compreendidos pela familia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intercâmbio em Nova York